quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Onde tudo começou

Minhas memórias gustativas me levam diretamente à dona Benedita Elza Guimarães, minha avó, quando eu nasci minha avó já era viúva, tinha 10 filhos e 4 netos (até então, hoje somos 17), daí da pra imaginar a mágica que a dona Elza tinha que fazer pra alimentar todo esse povo, e ela fazia isso como ninguém. Eu sempre fui chata pra comer, não comia arroz branco, mas o arroz de forno da minha avó eu comia até  me lambuzar e o prato mais especial dela sem dúvida era a Tigelada, ao contrário das receitas que eu encontrei na internet, a da minha avó era salgada, uma torta de batata recheada de carne moída.


TIGELADA DA VÓ ELZA


1 kg de batatas
150 ml de leite
2 col. sopa de manteiga
2 ovos
nóz moscada a gosto
sal a gosto
100 gr de queijo muçarela

Recheio

500 gr de carne moída
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picadinhos
1 pimentão pequeno picado
1 tomate sem semente cortado em cubos
temperos a gosto
usei colorau, paprica picante, cominho, sal e pimenta do reino.

O preparo:

Refogue a carne moída com todos os outros ingredientes do recheio, é importante que ela não fique seca, deixe um refogado úmido. Reserve. - essa parte é muito pessoal, use o que você gosta, o importante é ter um belo refogado, pode usar frango, atum ou até legumes no lugar da carne.

Cozinhe as batatas em água salgada até ficarem bem macias, escorra a água e amasse-as, coloque num bowl e adicione o leite e a manteiga e os ovos, fazendo um purê cremoso, se necessário acrescente mais leite, tempere com a noz moscada e acerte o sal.

Montagem

em um refratário untado com manteiga coloque uma camada de purê cubra com a carne moída e espalhe o queijo todo por cima dela, complete com o restante do purê e pincele com uma gema.
leve ao forno já pré-aquecido até ficar bem dourada. Deliciaaaaa



Nenhum comentário:

Postar um comentário