sexta-feira, 2 de abril de 2010

Engordando a Sexta-Feira

Eu nunca, em tempo algum fiz peixe assado, então tive que encarar a novidade nesta sexta-feira, não estava com vontade de mais uma vez comer caldeirada, peixada, paella, enfim... ensopados, queria um peixe assado e mais, um peixe assado recheado! Oh meu Deus! Butttt eu sou uma mulher corajosa e encarei meu Corimba com total dedicação. Ontem (quinta-feira) ele foi devidade limpo e temperado, logo após saí com meu querido noivo e enchemos a cara de cerveja quente, meu Deus, como podem vender cerveja quente? Paciência né... Hoje pela manhã resgatei o Corimba da geladeira e recheei o bonito com uma farofa de cebola e camarão que ficou divina, prendi com palitos e coloquei para assar. Enquanto isso fiz um molho de camarão delicioso que foi usado na montagem do maravilhoso Arroz de Forno, receita de minha avó, a original é com carne moída, mas a gente vai adaptando né?! Ficou ótimo com camarão, depois de pronto fiz uma salada simplérrima de alface com cebolas e pronto, nosso almoço de sexta-feira santa ficou incrível. Ok eu estou o cúmulo do orgulho culinário hoje.  No embate Corimba X Marília, meu bem... 1x0 pra mim!!! PS: minha mãe como diz meu pai, SE ACABOU!!!!!
  Molho de Camarão Ingreds: 1 cebola média picada azeite de dendê 2 dentes de alho ralados 1/2 kg de camarão escaldado 240 g de molho de tomates coentro, cheiro-verde, sal e pimenta  à gosto Jeitinho: Refogue a cebola e o alho numa panela com azeite de dendê, quando a cebola já estiver macia junte o camarão e refogue bem até o azeite aderir bem a ele, quando aderir junte o molho de tomate, tempere com o sal e a pimenta e deixe apurar em fogo baixo por pelo menos 15 minutos. Depois é só juntar o coentro e o cheiro - verde bem picadinhos e pronto. =)
Farofa de Camarão e Cebola Ingreds: 1 cebola cortada em fatias finas 2 dentes de alho 300 gr de camarão escaldado 300 gr de farinha de mandioca azeite sal e pimenta à gosto 3 col. sopa de cheiro-verde Jeitinho: Deite azeite em uma panela o suficiente para refogar bem todos os ingredientes, quando estiver bem quente coloque a cebola, o alho e o camarão, refogue bem até a cebola amaciar, acerte os temperos, cuidado com o sal, pois o peixe já está temperado, depois junte a farinha de mandioca e vá mexendo para que não queime, quando a farinha já estiver bem aderida aos recheios e é só salpicar o cheiro-verde. Bom... aí é simples, é só pegar arroz branco (aproveite a água do cozimento do camarão e use para cozinhar o arroz, é só coá-la) e montar do seguinte modo, numa forma untada com manteiga coloque uma camada de arroz, uma de molho de camarão e outra de arroz, decore a superfície com alguns pontos de molho e salpique queijo ralado, cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno por 15 minutinhos e é só.
O peixe também é simples, pegue o peixe que está em marinada desde a noite anterior, coloque a farofa em sua cavidade e vá pressionando com uma colher pra ficar bem compactada dentro dele, feche com palitos de dente e  transfira para outra assadeira, cubra a assadeira com papel alumínio e por cima dele coloque rodelas de batata, deite o peixe sobre elas e por fim cubra com mais papel alumínio, ele vai assar de acordo com o tamanho do peixe e do forno, o meu ficou 45 minutos coberto e mais 20 sem o papel alumínio, a carne do Corimba solta uma gordurinha que umidece a farofa, fica delicioso. É isso. Eu não tenho muita prática em passar receitas, mas vou me aprimorar nisso. uma feliz Páscoa para todos nós. Que Deus nos abençoe sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário