quarta-feira, 25 de agosto de 2010

51 anos do Papai


Ontem meu pai fez aniversário, foi uma comemoração simples, mas bem gostosa, apenas o povo de casa mesmo, um jantar delicioso preparado pela humilde aqui, Strogonoff de Frango, com bolo e parabéns de sobremesa, teria sido perfeito se a máquina fotográfica do meu quase marido tivesse funcionado, e preciso reclamar disso pois ele é fotografo, a máquina está lá com todas as imagens lindas, mas não descarrega nada. É mole pro vasco ou não é? rsss



Strogonoff de Frango da Marília

700 gr de peito de frango cortado em cubinhos
suco de 2 limões
1 cebola média
1/2 pimentão verde
2 tomates sem sementes
3 cabeças de alho 
2 caldo de galinha dissolvido em xic. de água
salsinha a gosto
sal a gosto
400 ml de creme de leite
1 pact de extrato de tomate
2 conchas de conhaque


Preparo:
comece temperando o frango com sal, pimenta e o suco de limão, deixe tomar gosto por pelo menos 1 hora (eu sei, é um saco, mas faz a diferença). Pique todos os temperos e reserve. Numa panela grande deite azeite e coloque o frango para dourar, acrescente o conhaque e deixe flambar, após flambar acrescente todos os temperos picadinhos menos a salsa ok, junte o caldo de galinha e extrato, agora é só deixar lá, para apurar e cozinhar os temperos, quando estiver tudo no esquema, ou seja, cozidinho, esse caldo vai ficar tão cheiroso que você desejará atacar a panela ali mesmo, acerte o sal, e os condimentos a salsinha entra agora tá, aí é a seu gosto. Neste momento eu desligo o fogo e acrescento o creme de leite, mexa bem para que ele incorpore bem ao molho, vai ficar com uma cor esperta, nada branquelo gente, Strogonoff branco é triste. A receita poderia dar-se por encerrada neste ponto, mas na minha versão eu flambo mais uma concha rasa de conhaque e jogo na panela desligada ok. 


OBS se nescessário eu faço aquele truque de engrossar o molho diluindo 2 colheres de sopa de trigo em 1/4 xic de água, acrescento no Strogonoff e mexo bem, dá aquela encorpada bonita no molho.

aí é só cair de boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário