sábado, 7 de agosto de 2010

Moqueca e minha Panela de Barro

Estou feliz demais, finalmente comprei minha panela de barro, infelizmente não aguentei esperar minha casinha, minha cozinha, para poder usá-la, faremos assim, hoje eu fiz um test drive. rs

Inaugurei minha beleza com uma moqueca, logo pela manhã fui a feira e comprei algumas postas de Cação e só um cheirinho de camarão porque está pela hora da morte hein?!!! Assim que cheguei vim pro micro para achar uma receita legal, entendam eu sou aventureira, nunca em toda minha vida tinha cozinhado em panela de barro, aliás, as panelas da minha mãe estão uma vergonha só, mas voltando à moqueca, sim minha gente eu fiz, não foi difícil, para mim foi mais como um exercício de paciência, ainda não sei ao certo se fiz moqueca mesmo ou se foi um peixe refogadaço, mas fiz um mix de várias receitas que encontrei na Net, porém a base foi a receita da Carina, ficou muito saborosa, agora só pra terem noção da minha ansiedade em inaugurar a panela, eu fiz simplesmente uma MOQUECA, num dia que não tinha ninguém em casa, meu pai caiu no mundo, minha mãe e minha sobrinha foram para São Paulo e meu noivo debandou para a campanha 2010 Dilma Presidente! Então estamos eu e a moqueca aqui esperando alguém aparecer para saboreá-la fazendo infinitos "hummmmmnnnns" alegrando assim meu coração de cozinheira.

Não reparem as fotos pois minha câmera ainda está quebrada, foi tudo no celular mesmo.
  

Ingredientes: - 1 Kg de postas de Cação
- suco de 2 limões-
- 3 dentes de alho fatiados
- 1 pimentão vermelho em rodelas
- 1 cebola em anéis
- 2 tomates grandes em rodelas
- 1 vidros de leite de coco
- Azeite de dendê
- Azeite de oliva quanto baste
- 1 pimenta dedo de moça
- sal e pimenta a gosto
- coentro fresco (usei meio maço porque eu amo coentro)

Modo de Preparo

comecei temperando o peixe com suco dos limões, sal e pimenta do reino, reservei e deixei marinando por 1 hora. Em seguifa cortei os temperos, fatiei a cebola, o alho, o pimentão (que eu só usei vermelho porque não atentei que não tinha nem o verde nem o amarelo em casa) e a cebola, usei uma grande. Enquanto fatiava deixei a panela esquentando, segundo o senhor que fez minha panela, devemos deixá-la em fogo brando por alguns minutos e só começar a utilizá-la quando ela estiver bem quente, para que não sofra choque térmico. Depois da panela já quentinha deitei azeite de dendê e de oliva na bonita, esperei esquentá-los e depois coloquei o alho, quando já estava fritinho, coloquei camadas de cebola, tomate e pimentão, também a panela e deixei reduzir, assim que reduziu coloquei o peixe, acrescentei mais um tanto de azeite dendê, arrumei o sal e coloquei a pimenta dedo de moça, despejei o leite de coco e tampei a panela. Aí esquece porque ela tem tempo próprio, não adianta ficar fuçando com a colher de pau, porque assim você só vai destruir seu peixe, deixe que a panela faça o trabalho dela sossegada, vez ou outra olhe, mas sem fuçar muito, a minha demorou uma meia hora, mas explico também que o fogão aqui de casa está um terror, então pode ser que na sua casa seja mais rápido, quando estava quase no ponto desliguei e deixei tudo quietinho, você verá que tudo continuará fervendo por alguns minutos ainda, a panela de barro retem muito calor.

Eu adorei o resultado, assim que a família der o veredicto eu passo adiante rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário